
_edited.png)
Those awarded with the Day of Donating Kids 2020 Schools are:
Category:
More Transforming Campaign
1st place:
Colégio Professor Possidônio Salles,
São José dos Campos, SP.
Project name: Donate Kids Day
2nd Place:
Colégio Educar Guarulhos,
Guarulhos, SP.
Project name: Love in Motion
Propomos uma mudança na interação entre família/escola construindo uma relação harmoniosa de parceria, que enfatiza as habilidades socioemocionais e a ética substituindo a dissociação e o distanciamento que impossibilitam a comunicação entre ambos.
Aos poucos e fundamentando-se em muitos diálogos, o projeto vem sendo modificado e recebendo novas morfologias. Fomos percebendo o jeito mais adequado de configurar espaços à medida que as crianças, famílias e a equipe participam da avaliação e sugerem temas importantes.


2º Colocada:
João Maria de Barros C E PREF EF MN PR
Projeto: Nutrindo o amor através
de atos gentis e sustentáveis
Campina Grande do Sul, PR
Promover a Recomposição de Aprendizagens e a Conscientização sobre a importância da Preservação Ambiental por meio de atividades que contemplem a gentileza e a generosidade.
Este trabalho foi desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncional com 34 alunos matriculados entre o 6o e o 9o ano, envolveu uma série de ações conectadas com os 7 princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Diversidade, Respeito, Cidadania e
Sustentabilidade com foco na conscientização e valorização do meio ambiente com conforme a Agenda 2030 da ONU-Organização das Nações Unidas e focado na Recomposição de
Aprendizagens. O trabalho abrangeu estudos teóricos, visitas técnicas, construção de produtos
com peças de bicicletas que seriam descartadas (bijuterias, estojos escolares, bolsas, cintos, etc.), Desenvolvendo o senso estético e a criatividade dos estudantes.



3º Colocada:
EMEF Prof Tibério Justo da Silva
Projeto: TBT - Tibério no Teatro
São Roque, SP
Promover a conscientização e a valorização do indivíduo por meio da arte. Ampliar a ação formadora social e intelectual dos educandos, melhorando a interação com a vida e com
o mundo ao redor, para assim favorecer as relações harmônicas desses indivíduos em sociedade. Criar ações gentis de afeto
Destacamos a participação no Festival Estudantil de teatro da cidade, que gerou senso de pertencimento, construção de relações empáticas e afetivas, lideranças positivas, protagonismo e autonomia dos (as) estudantes, trabalhando coletividade e generosidade consigo e com o outro.


ESCOLAS COM
DESTAQUES NOS
7 PRINCÍPIOS


Escola SESI Oscar
Magalhães Ferreira
Projeto: "A Gentileza Aquece"
Barbacena, MG


Instituto
Maria Auxiliadora Rio do Sul
Projeto: "O nosso pão
de cada dia"
Rio do Sul, SC


Centro Educacional Inovação
Projeto: "Flautas Solidárias"
Pombos, PE
%20(1).jpeg)

Escola Municipal Francisco
de Souza Bríglia
Projeto: "A Terra de
Macunaíma Pede Socorro"
Boa Vista, RR
.jpg)

Escola Municipal Professor Ricardo Pereira
Projeto: “Que Cabelo É Esse?”
Salvador, BA


Colégio Anglo Morumbi
Projeto: “Essência da Vida”
São Paulo, SP


Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa Projeto: “Liderança Cidadã”
Santa Rita do Sapucaí, MG
.jpg)
SOBRE OS JURADOS

Ana Carolina Velasco, Gerente de Relacionamento Institucional no Insper, é responsável pelos projetos institucionais, pela comunidade alumni e pela coordenação do Programa de Bolsas. Possui experiência no Investimento Social Privado, tendo passado 10 anos pelo GIFE e outras organizações da sociedade civil. Formada em hotelaria, atuou em grandes cadeias, na área de vendas e marketing.
“Foi emocionante ler tantos projetos de escolas ao redor do Brasil, de professores e alunos engajando o restante da escola, familiares, vizinhança e em alguns casos, toda a cidade, para temas de cidadania, gentileza e generosidade. Parabéns para as escolas que se inscreveram, pois suas histórias certamente inspirarão outras. E, torço para que mais escolas se inscrevam. Tem muitas boas sementes plantadas sobre temas sociais relevantes na sociedade, nas escolas do Brasil.”

Celso Sekiguchi, Economista e mestre em sociologia, consultor em socioeconomia, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, tanto para empresas, como para organizações da sociedade e demais setores sociais, e vem atuando também junto a diversas iniciativas de empreendedorismo social e educação democrática. Foi pai de aluno na Lumiar, Politeia, Teia Multicultural, assim como na escola do Projeto âncora e na EMEF Amorim Lima, conectando e articulando pessoas e projetos também via UniDiversidade das Kebradas (www.unikebradas.com.br) e diversas outras iniciativas, seja no campo educativo, como do ativismo socioambiental.
"Avaliar os projetos foi ao mesmo tempo uma grande satisfação e um desafio enorme. Satisfação por ver que há nas escolas e nos educadores não apenas talentos e competências mas, junto com @s estudantes e aprendizes, grandes capacidades e vontades de transformar nossa sociedade, tornando-a mais humana e fraterna. Aí está o desafio, pois foram muitos excelentes projetos de todas as regiões do país, com muita diversidade, todos merecedores de reconhecimento!”

Fernando Nogueira, Diretor executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Também é professor na FGV EAESP, instituição onde fez Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo. É pesquisador e ativista em gestão de associações, inovação pública e investimento social privado.
"Foi uma ótima experiência, que renova esperanças por espaços escolares mais cidadãos, abertos à comunidade e à solidariedade. Escolas: sigam criando, testando, implementando boas ideias, sempre em parceria com a comunidade escolar, gestão pública, empresas e famílias”. E deixa seu recado para quem ainda não participou: “Você não só demonstra o que sua escola tem feito, mas também pode se inspirar e trocar conhecimentos sobre como ensinar e aprender generosidade e gentileza. Não deixe passar essa oportunidade!"
