top of page
Premio2023Logo.png
banner-with-surprised-children-peeking-edge (1)_edited.png

Those awarded with the Day of Donating Kids 2020 Schools are:

Category:
More Transforming Campaign

1st place:
Colégio Professor Possidônio Salles,
São José dos Campos, SP.
Project name: Donate Kids Day

2nd Place:

Colégio Educar Guarulhos,
Guarulhos, SP.
Project name: Love in Motion

Propomos uma mudança na interação entre família/escola construindo uma relação harmoniosa de parceria, que enfatiza as habilidades socioemocionais e a ética substituindo a dissociação e o distanciamento que impossibilitam a comunicação entre ambos.
Aos poucos e fundamentando-se em muitos diálogos, o projeto vem sendo modificado e recebendo novas morfologias. Fomos percebendo o jeito mais adequado de configurar espaços à medida que as crianças, famílias e a equipe participam da avaliação e sugerem temas importantes.

66.0-WhatsApp_Image_2023-12-12_at_08.55.28.jpeg
64.0-WhatsApp_Image_2023-12-10_at_15.35.09.jpeg

2º Colocada:
João Maria de Barros C E PREF EF MN PR
Projeto: Nutrindo o amor através
de atos gentis e sustentáveis

Campina Grande do Sul, PR

Promover a Recomposição de Aprendizagens e a Conscientização sobre a importância da Preservação Ambiental por meio de atividades que contemplem a gentileza e a generosidade.

Este trabalho foi desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncional com 34 alunos matriculados entre o 6o e o 9o ano, envolveu uma série de ações conectadas com os 7 princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Diversidade, Respeito, Cidadania e
Sustentabilidade com foco na conscientização e valorização do meio ambiente com conforme a Agenda 2030 da ONU-Organização das Nações Unidas e focado na Recomposição de
Aprendizagens. O trabalho abrangeu estudos teóricos, visitas técnicas, construção de produtos
com peças de bicicletas que seriam descartadas (bijuterias, estojos escolares, bolsas, cintos, etc.), Desenvolvendo o senso estético e a criatividade dos estudantes. 

68.0-20230324_141926.jpg

3º Colocada:
EMEF Prof Tibério Justo da Silva
Projeto: TBT - Tibério no Teatro

São Roque, SP

Promover a conscientização e a valorização do indivíduo por meio da arte. Ampliar a ação formadora social e intelectual dos educandos, melhorando a interação com a vida e com
o mundo ao redor, para assim favorecer as relações harmônicas desses indivíduos em sociedade. Criar ações gentis de afeto

Destacamos a participação no Festival Estudantil de teatro da cidade, que gerou senso de pertencimento, construção de relações empáticas e afetivas, lideranças positivas, protagonismo e autonomia dos (as) estudantes, trabalhando coletividade e generosidade consigo e com o outro.

68.0-WhatsApp_Image_2023-12-04_at_20.42.48.jpeg
65.0-02.jpeg

ESCOLAS COM
DESTAQUES NOS
7 PRINCÍPIOS

PrincipiosNovo.png
Prancheta 8 cópia 3Principios.png

Escola SESI Oscar
Magalhães Ferreira

 Projeto:  "A Gentileza Aquece" 
Barbacena, MG

1701803889727.jpg
Prancheta 8 cópia 5Principios.png

Instituto
Maria Auxiliadora Rio do Sul
 
Projeto: "O nosso pão
de cada dia"

Rio do Sul, SC

66.0-Confecção_dos_pães.jpeg
Prancheta 8 cópiaPrincipios.png

Centro Educacional Inovação

Projeto: "Flautas Solidárias"

Pombos, PE

WhatsApp_Image_2023-09-21_at_15.02.13_(1) (1).jpeg
Prancheta 8 cópia 6Principios.png

Escola Municipal Francisco
de Souza Bríglia 

Projeto: "A Terra de
Macunaíma Pede Socorro"

Boa Vista, RR

WhatsApp_Image_2023-09-20_at_20.09.27_(1).jpg
Prancheta 8 cópia 2Principios.png

Escola Municipal Professor Ricardo Pereira

Projeto: “Que Cabelo É Esse?”
Salvador, BA

8.jpg
Prancheta 8 cópia 4Principios.png

Colégio Anglo Morumbi
Projeto: “Essência da Vida”

São Paulo, SP

66.0-IMG_20230810_142349_803.jpg
Prancheta 8Principios.png

Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa  Projeto: “Liderança Cidadã”
Santa Rita do Sapucaí, MG

MicrosoftTeams-image_(84).jpg

SOBRE OS JURADOS

uuid=498C4899-7922-4162-B21B-37009FBC23F8&library=1&type=1&mode=1&loc=true&cap=true.jpg

Ana Carolina Velasco, Gerente de Relacionamento Institucional no Insper, é responsável pelos projetos institucionais, pela comunidade alumni e pela coordenação do Programa de Bolsas. Possui experiência no Investimento Social Privado, tendo passado 10 anos pelo GIFE e outras organizações da sociedade civil. Formada em hotelaria, atuou em grandes cadeias, na área de vendas e marketing.

“Foi emocionante ler tantos projetos de escolas ao redor do Brasil, de professores e alunos engajando o restante da escola, familiares, vizinhança e em alguns casos, toda a cidade, para temas de cidadania, gentileza e generosidade. Parabéns para as escolas que se inscreveram, pois suas histórias certamente inspirarão outras. E, torço para que mais escolas se inscrevam. Tem muitas boas sementes plantadas sobre temas sociais relevantes na sociedade, nas escolas do Brasil.”

uuid=8FEC6F5A-8B48-43F3-B666-EB0D3EAF73C2&library=1&type=1&mode=1&loc=true&cap=true.jpg

Celso Sekiguchi, Economista e mestre em sociologia, consultor em socioeconomia, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, tanto para empresas, como para organizações da sociedade e demais setores sociais, e vem atuando também junto a diversas iniciativas de empreendedorismo social e educação democrática. Foi pai de aluno na Lumiar, Politeia, Teia Multicultural, assim como na escola do Projeto âncora e na EMEF Amorim Lima, conectando e articulando pessoas e projetos também via UniDiversidade das Kebradas (www.unikebradas.com.br) e diversas outras iniciativas, seja no campo educativo, como do ativismo socioambiental.  

"Avaliar os projetos  foi ao mesmo tempo uma grande satisfação e um desafio enorme. Satisfação por ver que há nas escolas e nos educadores não apenas talentos e competências mas, junto com @s estudantes e aprendizes, grandes capacidades e vontades de transformar nossa sociedade, tornando-a mais humana e fraterna. Aí está o desafio, pois foram muitos excelentes projetos de todas as regiões do país, com muita diversidade, todos merecedores de reconhecimento!”

uuid=94F23D54-27A5-4034-BFE1-6CFB16C25CF5&library=1&type=1&mode=1&loc=true&cap=true.jpg

Fernando Nogueira, Diretor executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Também é professor na FGV EAESP, instituição onde fez Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo. É pesquisador e ativista em gestão de associações, inovação pública e investimento social privado.

"Foi uma ótima experiência, que renova esperanças por espaços escolares mais cidadãos, abertos à comunidade e à solidariedade. Escolas: sigam criando, testando, implementando boas ideias, sempre em parceria com a comunidade escolar, gestão pública, empresas e famílias”. E deixa seu recado para quem ainda não participou: “Você não só demonstra o que sua escola tem feito, mas também pode se inspirar e trocar conhecimentos sobre como ensinar e aprender generosidade e gentileza. Não deixe passar essa oportunidade!"

uuid=481BE5A3-4A70-4946-B6DB-91816A8B8447&library=1&type=1&mode=1&loc=true&cap=true.jpg

Soninha Francine, Professora, jornalista, pesquisadora e política. Trabalhou em TV por 20 anos, ocupou posições diversas na administração pública e exerceu dois mandatos como vereadora. No mais recente deles, presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente. Atualmente é Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.

"Cada projeto que eu conhecia melhorava meu ânimo no dia. É muito bacana ver que iniciativas podem surgir de estudantes, professores, mães e vizinhos. Mesmo quando começam com foco em uma data ou tema específico, elas se expandem para além! Ou seja, depois de deixar marcas e sementes nas pessoas da comunidade escolar, agora tem polinização por aqui também!".

ESTATÍSTICAS SOBRE O PRÊMIO

A plataforma de inscrições registrou mais de 2000 acessos, e, dentre os inscritos, 45,7% representam escolas públicas.. Quanto às temáticas mais recorrentes, destacam-se projetos de conscientização social sobre os 7 Princípios da Educação para Gentileza e Generosidade, abrangendo 71,4% das propostas, Em seguida, estão projetos de arrecadação de bens duráveis e não duráveis (14,3%), iniciativas voltadas para datas do calendário sazonal social, como o Dia de Doar/Dia de Doar Kids, Semana Nacional da Educação para Gentileza e Generosidade, Dia do Meio Ambiente, entre outras (11,4%), e projetos de voluntariado (2,9%). No que diz respeito às regiões das escolas inscritas, a maior concentração está na região Sudeste (48,6%), seguida pela região Nordeste (28,5%), região Sul (20%) e região Norte (2,9%). Vale ressaltar que 97,1% das escolas inscritas têm o hábito de realizar campanhas de solidariedade, e 94,2% manifestaram interesse em adotar a metodologia dos 7PEGG.

Projeto selecionado

Untitled-design-4.png

Apoio

Logo Prosas_Alta.png
Mais News logo_1.png
logo-obs3setor-1200x630px.jpeg
mol_dia-de-doar_assinaturas-2022_h_selo.png

Apoiadores mantenedores

EgydioArruda.png
MBM_Logo_Principal_Cor_RGB.png

Apoio Logístico

logo-horizontal---THG.png

Realização

AF_EGG_Logo.png
bottom of page