top of page
Premio2024_logoCompleto_branco.png
banner-with-surprised-children-peeking-edge (1)_edited.png

Those awarded with the Day of Donating Kids 2020 Schools are:

Category:
More Transforming Campaign

1st place:
Colégio Professor Possidônio Salles,
São José dos Campos, SP.
Project name: Donate Kids Day

2nd Place:

Colégio Educar Guarulhos,
Guarulhos, SP.
Project name: Love in Motion

O projeto foi idealizado e desenvolvido durante as aulas de arte e nas casas dos alunos do 3º termo, que se reuniram para concluir seus trabalhos. Partimos do design de inclusão, uma abordagem que tem como princípio promover a inclusão social. Desenvolvemos jogos adaptados para que as crianças da APAE pudessem participar das brincadeiras. Contei com o apoio da equipe gestora, que me forneceu materiais como tinta guache, pincéis, cola e papéis coloridos diversos. Destaco, porém, a valiosa colaboração e participação dos alunos, o que, sinceramente, foi incrível! Os alunos do EJA estavam empenhados, pois sabiam da importância daquele ato para as crianças com deficiência. Houve também o envolvimento das famílias da APAE, já que foi pensando nas crianças de lá que todo esse projeto se consolidou.

2ª colocada:
Centro Educacional Inovação
Fruto da Sustentabilidade

Pombos, PE

O nosso município é conhecido como TERRA DO ABACAXI. Apesar da grande produção, percebemos que não existem receitas específicas que aproveitem integralmente o abacaxi. Diante disso, decidimos criar RECEITAS SUSTENTÁVEIS, utilizando todas as partes da fruta, para que pudessem ser replicadas, ensinando empreendedorismo para mulheres da comunidade e promovendo a SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR. Sabemos que muitas famílias passam por necessidades, mas que essas dificuldades podem ser amenizadas com o reaproveitamento completo dos alimentos. Com base em pesquisas e nos relatos dos alunos, criamos um projeto para entender a desigualdade e estudar mecanismos que possam minimizar essa situação. Compreendemos que é necessário formar e capacitar, para além da simples doação de cestas básicas. Por isso, além de oferecer formação, doamos alimentos às mulheres que participaram ativamente do curso.

3ª colocada:
EMEF Padre João Schiavo

Leia para um Animal
Caxias do Sul, RS

Tudo começou em uma aula de leitura na turma 4.1 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre João Schiavo, quando uma estudante mencionou que lia para seu animal de estimação. Nesse momento, foi proposto à turma a realização de um projeto investigativo sobre a importância e a possibilidade de cada estudante ler para seu animal de estimação, incentivando o hábito da leitura e promovendo a gentileza com a família e com a educação. Com o objetivo de aumentar o interesse dos estudantes pela leitura de forma lúdica e estimular o cuidado com os animais, foi desenvolvido o projeto intitulado 'Leia para um animal'. Por fim, o que se observou foram estudantes sendo gentis com seus animais, com suas famílias e consigo mesmos.

ESCOLAS COM
DESTAQUES NOS
7 PRINCÍPIOS

PrincipiosNovo.png
Prancheta 8 cópia 3Principios.png

CEMEJA Professor Samuel
Isaac Benchimol

Gentileza e Cuidado Coletivo: Educação Transformadora
Manaus, AM

Captura de Tela 2025-03-13 às 12.20.44.png
Prancheta 8 cópia 5Principios.png

Espaço Desenvolvimento Infantil Chácara do Céu
Do Portão para Fora e a Comunidade para Dentro

Rio de Janeiro, RJ

Relacha.jpg
Prancheta 8 cópiaPrincipios.png

Colégio Cruzeiro

A Formação
Cidadã na Escola

Rio de Janeiro, RJ

Captura de Tela 2025-03-13 às 12.30.09.png
Prancheta 8 cópia 6Principios.png

EEEMTI Marechal Rondon

Guardiões das Matas: Cuidando para um Futuro Sustentável
Rondônia, RO

Captura de Tela 2025-03-13 às 12.31.20.png
Prancheta 8 cópia 2Principios.png

CEI Pastor Nirton Dos Santos

As Crianças e a Pluralidade das Infâncias: Transições entre o Passado e o Presente.
Blumenau, SC

nrtiop.jpg
Prancheta 8 cópia 4Principios.png

Colégio Madre Imilda

Projeto Cores da Amizade

Caxias do Sul, RS

Captura de Tela 2025-03-13 às 12.37.28.png
Prancheta 8Principios.png

CEAP 

CEAP - Centro Educacional Assistencial Profissionalizante
São Paulo, SP

Captura de Tela 2025-03-13 às 12.40.08.png

ESTATÍSTICAS SOBRE O PRÊMIO

SOBRE OS JURADOS

MarianaKotscho.jpg

Mariana Kotscho, 

tem 30 anos de experiência em televisão. Atualmente é colaboradora da Rede Globo no quadro Bem Estar nos Programas É de Casa e Encontro com Patrícia Poeta e colunista de Universa/UOL, além de ter seu próprio site, parceiro do UOL, o marianakotscho.uol.com.br. Formou-se em jornalismo pela PUC-SP, trabalhou no SBT 1991 e 1994. Na TV Record, foi repórter de 1994 a 1996. Em 1996, foi a primeira repórter da Globonews em São Paulo e desde então trabalhou como repórter da Rede Globo – de onde saiu em novembro de 2007 para se dedicar a outros projetos profissionais como o SBT Repórter e o Programa Papo de Mãe. Na Rede Globo, durante 12 anos, fez reportagens para todos os telejornais da emissora (SPTV, Fantástico, Jornal Nacional).  Durante todos estes anos entrevistou pessoas e personalidades das mais diversas áreas: Presidentes da República, políticos em geral, empresários, artistas, intelectuais. Apresentou também o programa Capital Mulher na Rádio Capital. É vencedora do prêmio Vladimir Herzog pela Globonews. Mentora de curso para jornalistas na Universidade de Columbia (NYC).

1693932723315.jpeg

Andrea Wolffenbütell, 

consultora é especialista em estratégia e comunicação para o Terceiro Setor, filantropia, cultura de doação e fundos patrimoniais. Com experiência em jornalismo, possui uma visão ampla das organizações e projetos, contribuindo para ampliar seu impacto social. Reconhecida pela capacidade estratégica e pela execução eficiente, destaca-se por transformar planos em ações concretas. Com 15 anos de atuação no Terceiro Setor, passou por instituições como o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). Essa trajetória proporcionou um amplo conhecimento sobre a dinâmica organizacional e a relação entre o social, o empresarial e o governamental.

JulianaGatti.jpg

Juliana Gatti-Rodrigues, 

designer, especialista em Design para Sustentabilidade e Mestre em Conservação da Biodiversidade pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas. Atua como idealizadora e Diretora Executiva do Instituto Árvores Vivas, uma organização que promove o direito de crianças e adolescentes a ambientes limpos, saudáveis e sustentáveis. Por meio de programas e projetos intersetoriais de educação ambiental climática, o Instituto Árvores Vivas busca construir identidade e cultura ambiental de forma acessível, integrando áreas como educação, saúde, cultura e meio ambiente.

LeoBento_1.jpg

Leo Bento, 

doutorando em História da Educação pelo Programa Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP, bolsista CNPq, pesquisa ações afirmativas para crianças negras em escolas da rede privada de São Paulo, mestre em História da Educação, bacharel e licenciado em História pela UFRJ. Foi coordenador do Instituto Camino (2021 - 2023),  responsável pelas ações sociais da Camino School, escola da rede privada de São Paulo. Coordenou a produção do Manual para Escolas Antirracistas, idealizou a criação da Comissão de Professores Referência em Relações Raciais. Fez parte da equipe de formação para relações raciais de educadores e atuou como professor de História. Coordena e produz o QLCast, podcast  do Quilombo Literário, onde realiza  entrevistas com pessoas que são referências em suas áreas de atuação. E é idealizador e mediador do clube de leitura Lendo Masculinidades Negras. Hoje, é consultor e palestrante pela Inaperê, consultoria especializada em DE&I (diversidade, equidade e inclusão) que auxilia escolas e empresas a promover a diversidade e a equidade.

DENISE SOFIATTI DALMARCO.jpg

Denise Sofiatti Dalmarco, 

graduada em administração de empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), onde também fez seu mestrado, com foco em marketing sustentável. Cursou MBA em Gestão da Sustentabilidade na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Trabalhou por nove anos na Natura Cosméticos nos processos de desenvolvimento e gerenciamento de produtos e depois em marketing de relacionamento. Desenvolveu conteúdo para disciplinas de cursos a distância do Senac São Paulo, o que resultou em três livros publicados, e foi professora substituta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2018. Começou a atuar como consultora na ponteAponte em 2017 e hoje faz parte da equipe fixa na liderança de projetos relacionados à elaboração de estratégia de atuação social e editais.

Captura de Tela 2025-02-05 às 10.55.32.png

Luiza Vilanova, 

é fundadora do Tocando em Frente—uma organização que busca acabar com o vácuo inspiracional em comunidades no interior. Atualmente a frente do Tocando, ela lidera 90 voluntários e impacta mais de 7500 alunos. Aos 15 anos, fundou o Gotinhas do Bem—-projeto social que facilita a aprendizagem socioemocional em escolas públicas. Como CEO, ela levou a organização para impactar 8.000 crianças em mais de 15 estados brasileiros e sete outros países. A jovem está estudando Ciências Políticas e Educação na Universidade de Columbia enquanto trabalha na UNICEF como Jovem Embaixadora. Após a formatura, Luiza retornará ao Brasil para apoiar cada criança a atingir seus maiores sonhos através da criação de condições que possibilitem isso, a partir de políticas públicas e do terceiro setor. Luiza é líder estudar 2020, bolsista BRASA e já recebeu diversos prêmios, nacionais e internacionais, por sua atuação como empreendedora social.

Foto João Tavares (1).jpeg

João Tavares, 

empreendedor cívico e ativista pela democracia, João Tavares é advogado e graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Foi diretor-executivo da Escola Comum, uma escola de formação política para jovens das periferias de São Paulo, e é co-fundador e diretor executivo da Rede Nacional de Educação Cidadã (RedeNEC), coalizão cujo objetivo é fortalecer a democracia no Brasil ao estimular o ecossistema de educação cidadã. É fellow do Instituto Four e em 2024 foi reconhecido como um Young Global Changer pelo think tank Global Solutions Initiative (GSI), instituição alemã ligada ao G20.

Gabriel-Marmentini-Premio-Folha-Empreendedor-Social-2022-1024x683 (1).jpg

Gabriel Marmentini, 

doutor em Administração (2023), Mestre em Administração (2018) e Bacharel em Administração Pública (2015) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Esag). Carreira focada no terceiro setor, gestão social e cidadania. Cofundador da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) e da Politize! - Instituto de Educação Política e Diretor Executivo em ambas as organizações. Fellow dos programas Movimento Choice (Artemísia/2013), Guerreiros Sem Armas (Instituto Elos/2014), Social Good Brasil Lab (2015), Red Bull Amaphiko (2017), Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI/2017), Facebook Community Leadership Program (FCLP/2018), One Young World (OYW/2022), Prêmio Folha Empreendedor Social (2022), Forbes Under 30 (2022), Democracy Fellowship Cohort (Keseb/2023), MIT Solve (2023), Innovators Under 35 (MIT Technology Review/2023) e Rede de Líderes Fundação Lemann (2023). Membro da Comissão Julgadora do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina (UDESC/2018-2020) e da I, II e III Olimpíada do Bem Público - OBP (FGV EPPG/2021-2023). Conselheiro Consultivo do movimento global Democracy Moves (SNF Agora Institute at Johns Hopkins University/2021-2022) e da OSC EcomAmor (2021). Experiência internacional em intercâmbio acadêmico na área de International Business na Hochschule für Technik und Wirtschaft - HTW Berlin e atuação como professor voluntário em intercâmbio social da AIESEC na Rússia (2014). Lecionou, como voluntário, a disciplina de Gestão Social e Cidadania no projeto de extensão ESAG Sênior (2017), da Universidade do Estado de Santa Catarina.

ESTATÍSTICAS SOBRE O PRÊMIO

A plataforma de inscrições registrou mais de 6500 acessos, e, dentre os inscritos, 45,8% representam escolas públicas.
Foram recebidas 130 submissões ao prêmio,
com
48 projetos inscritos. Em relação à distribuição regional das escolas participantes, a maior concentração está no Sudeste (31,25%) e no Centro-Oeste (31,25%), seguidos pelo Norte (14,58%), Nordeste (12,5%) e Sul (10,42%). Vale ressaltar que 95,8% das escolas inscritas têm o hábito de realizar campanhas de solidariedade,
e
66,7% já adotam a metodologia dos 7PEGG.

Sobre as escolas vencedoras e de destaques no Prêmio 2024.

Premio_localizacao.png
Premio_publico.png
Header_Premio_Mapa.png

Leia sobre as edições anteriores e vencedores de 2023!

Projeto selecionado

Untitled-design-4.png

Apoiadores mantenedores

EgydioArruda.png
MBM_Logo_Principal_Cor_RGB.png

Apoio Logístico

logo-horizontal---THG.png

Apoio

Logo Prosas_Alta.png
images.png
Vetor-pAp-(1).png
logo-observatorio3setor.png
abcr-logo-site_v2.png.webp
mol_dia-de-doar_assinaturas-2022_h_selo.png
Captura de Tela 2025-03-13 às 19.01.17.png
navbar-brand.png

Realização

AF_EGG_Logo.png
bottom of page